data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marília Bissigo/Divulgação SES
O Hospital Regional de Santa Maria abrirá novos serviços no primeiro semestre deste ano, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito nesta terça-feira pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), Arita Bergmann. O deputado Beto Fantinel (MDB) também participou do anúncio. Tratam-se de cirurgias, consultas e exames nas áreas de traumato-ortopedia e neurologia. A secretária de Saúde, Arita Bergmann, também informou que 10 leitos de UTI Covid-19 do Regional foram convertidos em UTI Geral e, desde segunda-feira, estão recebendo pacientes. Os pacientes são encaminhados pela regulação estadual, e segundo a secretária, podem ajudar a desafogar parte da demanda do Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
Brasil já confirmou dois casos da Deltacron, diz ministro
NOVAS ESPECIALIDADES
Na traumato-ortopedia, o contrato prevê a realização de 40 cirurgias por mês, além da oferta de 240 consultas e exames que vão desde a primeira consulta até a cirurgia e podendo comtemplam também os retornos pós-cirúrgicos. Os atendimentos do ambulatório dessa especialidade devem iniciar no final de abril. No mesmo mês, será iniciado o serviço de cirurgia torácica, cujo contrato prevê a realização de 10 operações por mês e toda a linha de cuidado na área. Na área de neurologia, o novo serviço deve começar até final de maio.
- Estamos iniciando uma nova fase do Regional, que só existe graças ao trabalho de muitos setores da Secretaria da Saúde e da parceria com a Fundação Universitária de Cardiologia (FUC). Temos mais de 2 mil pessoas na fila de espera para uma cirurgia de traumato-ortopedia na macrorregião centro-oeste e um grande vazio assistencial na área de neurologia - argumenta Arita Bergmann.
Ao Diário, o diretor técnico do Hospital Regional de Santa Maria, Vinicius Benegola, falou sobre a nova etapa. Segundo ele, o momento é de muita felicidade pela ampliação dos serviços e os encaminhamentos já estão sendo feitos para que as especialidades sejam ofertadas dentro do prazo divulgado.
-Nós estamos nos adequando para receber esses dois serviços o quanto antes. Buscamos vencer o prazo estabelecido - afirma Benegola.
REGIONAL
O Hospital Regional de Santa Maria começou a ser construído ainda em 2010. A inauguração ocorreu em 2018. A instituição iniciou com um ambulatório de doenças crônicas, especializado em hipertensão e diabetes mellitus para pacientes de alto risco. No ano seguinte, foi inaugurado o ambulatório de cardiologia, aumentando de 20 para 320 o número de consultas por mês nessa especialidade para a região da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS).
A abertura dos primeiros leitos para internação ocorreram em abril de 2020, mas com atendimento temporariamente exclusivo para pacientes da Covid-19. Também passou a ofertar cirurgias, exames e consultas nas especialidades de cirurgia geral e cirurgia vascular.
*com informações da assessoria de comunicação da SES